GOOGLE_ANALYTICS
100%

13/09/2017, 8º Encontro Estadual Vereadores Mirins na Assembleia Legislativa-SC

8º Encontro Estadual de Vereadores Mirins realizado ao longo desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa, reuniu aproximadamente 600 pessoas, entre vereadores mirins e profissionais da área da educação, oriundos de diversos municípios catarinenses. Com uma ampla programação, o evento promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira abordou assuntos voltados a formação política, legislativa e social, permitindo assim um intercâmbio de experiências entre as Câmaras Mirins de todo o Estado.
Representando 34 câmaras municipais, estudantes com idade entre 9 e 15 anos acompanharam as palestras, que tiveram início com a participação do estudante de direito da UFSC, Israel Rocha. Engajado na política desde os 17 anos de idade, Israel falou sobre a importância da formação política para a cidadania, e como o conhecimento pode mudar a realidade da cidade onde as pessoas residem. Durante sua explanação, o jovem enfatizou que os alunos estão tendo a oportunidade de se tornarem politizados.


Já no período da tarde, quem deu início aos trabalhos foi o poeta e rapper Fábio Brazza. Conhecido por abordar a realidade política e social do país através das suas palavras, o artista abriu sua palestra com a música "Geração de Pensadores". Após apresentação da música, muito conhecida pelos estudantes, Fábio fez um breve resgate da sua trajetória, lembrando que era um aluno rebelde e que não gostava de estudar. Porém, por intermédio da arte, ele afirma que se descobriu e, consequentemente, descobriu a importância do conhecimento. "Eu encontrei na arte uma maneira prazerosa de me inspirar e me transformar em um agente político. Dessa maneira me sinto realizado por fazer o que eu gosto e poder ajudar para que outros jovens vejam a importância de olhar ao seu redor, e ter consciência para realizar iniciativas que contribuam com a  construção de uma sociedade mais justa.
À frente do Núcleo de Educação para Cidadania, setor responsável pela execução do programa, a gestora Léia Medeiros destacou que uma das novidades da 8ª edição foi a apresentação da nova logomarca relacionada ao programa Vereador Mirim. Segundo ela, a iniciativa partiu após o programa aderir nas duas últimas edições um grande público de alunos (vereadores) juvenis de 12 a 15 anos, sendo que até então o programa Vereador Mirim trabalhava na faixa etária de 9 a 12 anos.

 

 

 

Notícias

VEREADORES MIRINS DE GALVÃO VISITAM A CÂMARA MUNICIPAL DE CORONEL MARTINS
VEREADORES MIRINS DE GALVÃO VISITAM A CÂMARA MUNICIPAL DE CORONEL MARTINS

Na manha de segunda-feria, dia 08 de outubro, Vereadores Mirins, Presidente Valcir Basi e a Vice-Presidente Adriana Dalzoto Bernardelli, participaram da Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Coronel Martins, com o intuito de buscar motivação, novos conhecimentos e novas idéias entre os Vereadores Mirins, na busca de fortalecer ainda mais o Poder Legislativo da nossa região, para que possam desenvolver novas ações Políticas para o futuro dos nossos Municípios, Estado e Brasil.

VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DO PEDÁGIO SETEMBRO AMARELO
VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DO PEDÁGIO SETEMBRO AMARELO

Na Tarde de quarta feira, dia 19 de setembro, com início ás 14 horas, se reuniram os Vereadores Mirins, agentes da Saúde e membros do Cras, para entregar os panfletos nos Comércios situado no Centro da cidade.
Com ajuda da Polícia Militar em frente ao Banco da Sicredi, também foi entregue o restante dos panfletos com mensagens ao motorista que ali passavam.

VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DE AULA INTEGRADA NA UNOCHAPECÓ - SÃO LOURENÇO DO OESTE-SC
VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DE AULA INTEGRADA NA UNOCHAPECÓ - SÃO LOURENÇO DO OESTE-SC

No dia 15 de setembro de 2018, os Vereadores Mirins participaram de aula integrada com os acadêmicos e Professores do Curso de Direito, no Campus da Unochapecó de São Lourenço do Oeste. No evento, foram organizados grupos de debates sobre temas jurídicos relacionados com a atuação dos Poderes da República, com o objetivo de integrar os acadêmicos do curso com os membros dos Legislativos Mirins das Câmaras de Vereadores da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina - ACANOR.

ENTREGUE AO PREFEITO OFÍCIO SOBRE O ACERVO HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO/SC
ENTREGUE AO PREFEITO OFÍCIO SOBRE O ACERVO HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO/SC

No dia 30 de agosto de 2018, as Senhoras Vereadoras Rosemeri Terezinha Piovezana e Adriana Dalzoto Bernardelli, entregaram o Ofício para o Senhor Prefeito Municipal, Admir Edi Dalla Cort, sobre o Acervo Histórico da Câmara Municipal de Vereadores, que está sendo encaminhado a todos que fazem e fizeram parte desta Casa Legislativa, para cada pessoa construir sua biografia que constituirá o Livro do Acervo Histórico de Galvão.

VEREADORES MIRINS DOS MUNICÍPIOS DE GALVÃO E CORONEL MARTINS, VISITAM O FÓRUM E O CARTÓRIO ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS
VEREADORES MIRINS DOS MUNICÍPIOS DE GALVÃO E CORONEL MARTINS, VISITAM O FÓRUM E O CARTÓRIO ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS

No dia 06 de agosto de 2018, o Programa PARLAMENTO JOVEM de Galvão, juntamente com os Vereadores Mirins de Coronel Martins, visitaram o Fórum da Comarca de São Domingos e o Cartório Eleitoral. No Fórum, conheceram as salas do Tribunal de Justiça e as salas de audiências, no Ministério Público foram recepcionados pelo Promotor de Justiça, Dr. André Barbuto Vitorino, que conversou com os Vereadores Mirins e parabenizou pelo Programa Parlamento Jovem. No Cartório Eleitoral, foram recebidos pela servidora pública Tânia, que explicou sobre título de eleitor e no momento simulou aos visitantes como seria o cadastramento biométrico. O Programa Parlamento Jovem incetiva a formação pessoal e preparação sobre política tornando líderes conscientes dos deveres e direitos sobre os cidadãos.

COMISSÕES PERMANENTES SE REÚNEM PARA ESTUDAR E DEBATER SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 09/2018
COMISSÕES PERMANENTES SE REÚNEM PARA ESTUDAR E DEBATER SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 09/2018

Vereadores e servidores públicos Executivo e Legislativo, estiveram em reunião nesta segunda-feira dia 30 de julho, para analisar e aprofundar os conhecimentos sobre o Projeto de Lei, que dispõe sobre a hipóteses de transação, conciliação, acordo, dispensa ou desistência de contestação e recursos, bem como a concordar com a desistência do pedido formulado pela parte contrária nas ações judicias em que o município de Galvão, seja parte.

PROJETO SOBRE RESGATE HISTÓRICO E ACERVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO
PROJETO SOBRE RESGATE HISTÓRICO E ACERVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO

Em visita à Câmara de São Lourenço do Oeste. Em conversa com o secretário executivo Éderson Hermann, na tarde desta terça-feira (17), as vereadoras Adriana Dalzoto Bernardelli, Rosemeri Terezinha Piovesana, e a servidora Ariane Velho dos Santos Poter, conheceram detalhes das atividades de pesquisa, elaboração de publicações, e a instalação do Acervo de Memória da Câmara de Vereadores de Galvão, de acesso livre.