100%

ACANOR/ALESC, CURSO SOBRE A MULHER NA POLÍTICA E LEGÍSTICA

 ACANOR/ALESC, CURSO SOBRE A MULHER NA POLÍTICA E LEGÍSTICA Curso da Acanor/Alesc
 As atividades fazem parte das programações continuadas de formação e qualificação da Acanor, que tem como um dos seus principais objetivos a realização de cursos e demais ações voltadas ao conhecimento e a capacitação dos cidadãos, sejam ou não agentes públicos e políticos.
            Durante o dia 25, os trabalhos foram voltados ao segmento feminino, com o tema “A Mulher na Política”, tendo como ministrante e instrutora a professora Melissa Figueiredo Silvestre, que possui formação na área de pedagogia, com habilitação na área da Orientação Educacional, e participação em várias áreas e movimentos voltados às mulheres.  O direcionamento das atividades foi  no contexto da participação das mulheres não somente na política em si, mas nas demais áreas, como social, educação, saúde e econômica. Foram abordadas temáticas recentes, comparando-se com a evolução cultural e da legislação,  resultando em amplo debate.
            Ressaltou a palestrante que “embora a legislação tenha avançada, questões culturais muitas vezes negam o direito de igualdade entre homens e mulheres, tanto na política como nos demais setores da sociedade, sendo necessário e importante que as próprias mulheres busquem e se utilizem de fato do espaço e dos direitos conquistados”.
            Já no dia 26, evento aberto a toda a comunidade, tendo como principais participantes agentes políticos, como vereadores e agentes públicos - servidores, tanto do Legislativo, quanto do Executivo que trabalham uma temática que vem se despontando, em face de sua importância e relevância, “a legística”, ramo da ciência que trata do estudo e da elaboração de normas jurídicas e demais atos normativos, como leis, decretos, resoluções, portarias e outras formas de legislação editadas pelos poderes constituídos e demais órgãos públicos.
            O trabalho foi desenvolvido pela ministrante Patrícia Rosset, que é formada em direito, com mestrado e doutorado na área do Direito, professora universitária e com ampla experiência e vivência na área jurídica junto ao Legislativo do Estado de São Paulo. Com isso a palestrante envolveu de maneira muito didática todos os participantes, levando toda a legislação e orientação sobre o assunto, realizando atividades práticas ampliando assim a formação.
            Em sua avaliação, o secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, responsável pela organização do evento, relatou que “este curso, de legística, é uma inovação, e que há muito a Associação vinha buscando profissionais para ministrar esse curso, especialmente por sua importância no serviço público, principalmente para aqueles que estudam e produzem as normas jurídicas e administrativas que são voltados à coletividade, para estes sejam elaborados dentro da legislação, da técnica e do aperfeiçoamento, visando garantir sua aplicação e eficácia, evitando ações de invalidade e/ou inconstitucionalidade”.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/06/2018 - 15:19:02 por: Eder Francisco Padilha - Alterado em: 28/06/2018 - 15:42:25 por: Eder Francisco Padilha

Notícias

VEREADORES MIRINS DE GALVÃO VISITAM A CÂMARA MUNICIPAL DE CORONEL MARTINS
VEREADORES MIRINS DE GALVÃO VISITAM A CÂMARA MUNICIPAL DE CORONEL MARTINS

Na manha de segunda-feria, dia 08 de outubro, Vereadores Mirins, Presidente Valcir Basi e a Vice-Presidente Adriana Dalzoto Bernardelli, participaram da Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Coronel Martins, com o intuito de buscar motivação, novos conhecimentos e novas idéias entre os Vereadores Mirins, na busca de fortalecer ainda mais o Poder Legislativo da nossa região, para que possam desenvolver novas ações Políticas para o futuro dos nossos Municípios, Estado e Brasil.

VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DO PEDÁGIO SETEMBRO AMARELO
VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DO PEDÁGIO SETEMBRO AMARELO

Na Tarde de quarta feira, dia 19 de setembro, com início ás 14 horas, se reuniram os Vereadores Mirins, agentes da Saúde e membros do Cras, para entregar os panfletos nos Comércios situado no Centro da cidade.
Com ajuda da Polícia Militar em frente ao Banco da Sicredi, também foi entregue o restante dos panfletos com mensagens ao motorista que ali passavam.

VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DE AULA INTEGRADA NA UNOCHAPECÓ - SÃO LOURENÇO DO OESTE-SC
VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DE AULA INTEGRADA NA UNOCHAPECÓ - SÃO LOURENÇO DO OESTE-SC

No dia 15 de setembro de 2018, os Vereadores Mirins participaram de aula integrada com os acadêmicos e Professores do Curso de Direito, no Campus da Unochapecó de São Lourenço do Oeste. No evento, foram organizados grupos de debates sobre temas jurídicos relacionados com a atuação dos Poderes da República, com o objetivo de integrar os acadêmicos do curso com os membros dos Legislativos Mirins das Câmaras de Vereadores da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina - ACANOR.

ENTREGUE AO PREFEITO OFÍCIO SOBRE O ACERVO HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO/SC
ENTREGUE AO PREFEITO OFÍCIO SOBRE O ACERVO HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO/SC

No dia 30 de agosto de 2018, as Senhoras Vereadoras Rosemeri Terezinha Piovezana e Adriana Dalzoto Bernardelli, entregaram o Ofício para o Senhor Prefeito Municipal, Admir Edi Dalla Cort, sobre o Acervo Histórico da Câmara Municipal de Vereadores, que está sendo encaminhado a todos que fazem e fizeram parte desta Casa Legislativa, para cada pessoa construir sua biografia que constituirá o Livro do Acervo Histórico de Galvão.

VEREADORES MIRINS DOS MUNICÍPIOS DE GALVÃO E CORONEL MARTINS, VISITAM O FÓRUM E O CARTÓRIO ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS
VEREADORES MIRINS DOS MUNICÍPIOS DE GALVÃO E CORONEL MARTINS, VISITAM O FÓRUM E O CARTÓRIO ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS

No dia 06 de agosto de 2018, o Programa PARLAMENTO JOVEM de Galvão, juntamente com os Vereadores Mirins de Coronel Martins, visitaram o Fórum da Comarca de São Domingos e o Cartório Eleitoral. No Fórum, conheceram as salas do Tribunal de Justiça e as salas de audiências, no Ministério Público foram recepcionados pelo Promotor de Justiça, Dr. André Barbuto Vitorino, que conversou com os Vereadores Mirins e parabenizou pelo Programa Parlamento Jovem. No Cartório Eleitoral, foram recebidos pela servidora pública Tânia, que explicou sobre título de eleitor e no momento simulou aos visitantes como seria o cadastramento biométrico. O Programa Parlamento Jovem incetiva a formação pessoal e preparação sobre política tornando líderes conscientes dos deveres e direitos sobre os cidadãos.

COMISSÕES PERMANENTES SE REÚNEM PARA ESTUDAR E DEBATER SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 09/2018
COMISSÕES PERMANENTES SE REÚNEM PARA ESTUDAR E DEBATER SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 09/2018

Vereadores e servidores públicos Executivo e Legislativo, estiveram em reunião nesta segunda-feira dia 30 de julho, para analisar e aprofundar os conhecimentos sobre o Projeto de Lei, que dispõe sobre a hipóteses de transação, conciliação, acordo, dispensa ou desistência de contestação e recursos, bem como a concordar com a desistência do pedido formulado pela parte contrária nas ações judicias em que o município de Galvão, seja parte.

PROJETO SOBRE RESGATE HISTÓRICO E ACERVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO
PROJETO SOBRE RESGATE HISTÓRICO E ACERVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO

Em visita à Câmara de São Lourenço do Oeste. Em conversa com o secretário executivo Éderson Hermann, na tarde desta terça-feira (17), as vereadoras Adriana Dalzoto Bernardelli, Rosemeri Terezinha Piovesana, e a servidora Ariane Velho dos Santos Poter, conheceram detalhes das atividades de pesquisa, elaboração de publicações, e a instalação do Acervo de Memória da Câmara de Vereadores de Galvão, de acesso livre.