100%

13/09/2017, 8º Encontro Estadual Vereadores Mirins na Assembleia Legislativa-SC

8º Encontro Estadual de Vereadores Mirins realizado ao longo desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa, reuniu aproximadamente 600 pessoas, entre vereadores mirins e profissionais da área da educação, oriundos de diversos municípios catarinenses. Com uma ampla programação, o evento promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira abordou assuntos voltados a formação política, legislativa e social, permitindo assim um intercâmbio de experiências entre as Câmaras Mirins de todo o Estado.
Representando 34 câmaras municipais, estudantes com idade entre 9 e 15 anos acompanharam as palestras, que tiveram início com a participação do estudante de direito da UFSC, Israel Rocha. Engajado na política desde os 17 anos de idade, Israel falou sobre a importância da formação política para a cidadania, e como o conhecimento pode mudar a realidade da cidade onde as pessoas residem. Durante sua explanação, o jovem enfatizou que os alunos estão tendo a oportunidade de se tornarem politizados.


Já no período da tarde, quem deu início aos trabalhos foi o poeta e rapper Fábio Brazza. Conhecido por abordar a realidade política e social do país através das suas palavras, o artista abriu sua palestra com a música "Geração de Pensadores". Após apresentação da música, muito conhecida pelos estudantes, Fábio fez um breve resgate da sua trajetória, lembrando que era um aluno rebelde e que não gostava de estudar. Porém, por intermédio da arte, ele afirma que se descobriu e, consequentemente, descobriu a importância do conhecimento. "Eu encontrei na arte uma maneira prazerosa de me inspirar e me transformar em um agente político. Dessa maneira me sinto realizado por fazer o que eu gosto e poder ajudar para que outros jovens vejam a importância de olhar ao seu redor, e ter consciência para realizar iniciativas que contribuam com a  construção de uma sociedade mais justa.
À frente do Núcleo de Educação para Cidadania, setor responsável pela execução do programa, a gestora Léia Medeiros destacou que uma das novidades da 8ª edição foi a apresentação da nova logomarca relacionada ao programa Vereador Mirim. Segundo ela, a iniciativa partiu após o programa aderir nas duas últimas edições um grande público de alunos (vereadores) juvenis de 12 a 15 anos, sendo que até então o programa Vereador Mirim trabalhava na faixa etária de 9 a 12 anos.

 

 

 

Notícias

VEREADORES MIRINS DOS MUNICÍPIOS DE GALVÃO E CORONEL MARTINS, VISITAM O FÓRUM E O CARTÓRIO ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS
VEREADORES MIRINS DOS MUNICÍPIOS DE GALVÃO E CORONEL MARTINS, VISITAM O FÓRUM E O CARTÓRIO ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS

No dia 06 de agosto de 2018, o Programa PARLAMENTO JOVEM de Galvão, juntamente com os Vereadores Mirins de Coronel Martins, visitaram o Fórum da Comarca de São Domingos e o Cartório Eleitoral. No Fórum, conheceram as salas do Tribunal de Justiça e as salas de audiências, no Ministério Público foram recepcionados pelo Promotor de Justiça, Dr. André Barbuto Vitorino, que conversou com os Vereadores Mirins e parabenizou pelo Programa Parlamento Jovem. No Cartório Eleitoral, foram recebidos pela servidora pública Tânia, que explicou sobre título de eleitor e no momento simulou aos visitantes como seria o cadastramento biométrico. O Programa Parlamento Jovem incetiva a formação pessoal e preparação sobre política tornando líderes conscientes dos deveres e direitos sobre os cidadãos.

COMISSÕES PERMANENTES SE REÚNEM PARA ESTUDAR E DEBATER SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 09/2018
COMISSÕES PERMANENTES SE REÚNEM PARA ESTUDAR E DEBATER SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 09/2018

Vereadores e servidores públicos Executivo e Legislativo, estiveram em reunião nesta segunda-feira dia 30 de julho, para analisar e aprofundar os conhecimentos sobre o Projeto de Lei, que dispõe sobre a hipóteses de transação, conciliação, acordo, dispensa ou desistência de contestação e recursos, bem como a concordar com a desistência do pedido formulado pela parte contrária nas ações judicias em que o município de Galvão, seja parte.
sendo

PROJETO SOBRE RESGATE HISTÓRICO E ACERVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO
PROJETO SOBRE RESGATE HISTÓRICO E ACERVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO

Em visita à Câmara de São Lourenço do Oeste. Em conversa com o secretário executivo Éderson Hermann, na tarde desta terça-feira (17), as vereadoras Adriana Dalzoto Bernardelli, Rosemeri Terezinha Piovesana, e a servidora Ariane Velho dos Santos Poter, conheceram detalhes das atividades de pesquisa, elaboração de publicações, e a instalação do Acervo de Memória da Câmara de Vereadores de Galvão, de acesso livre.

ACANOR/ALESC, CURSO SOBRE A MULHER NA POLÍTICA E LEGÍSTICA
 ACANOR/ALESC, CURSO SOBRE A MULHER NA POLÍTICA E LEGÍSTICA

Vereadores e Servidores de Galvão, participaram da capacitação com a Associação da Acanor em parceria com a Escola do Legislativo/Alesc, tema: legística - elaboração de leis e atos normativos conforme a legislação, gerando validade e eficácia dos vereadores, servidores, acadêmicos e população em geral, nos dias 25 e 26 de junho de 2018

7ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE GALVÃO
7ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE GALVÃO

Foi realizado no dia 05 de junho de 2018, o Processo Licitatório nº 07/2018.
Valcir Basi, Presidente em exercício neste ano de 2018, inícia a 7ª etapa da Construção da Câmara Municipal de Vereadores de Galvão, que será executada até final de novembro deste ano. Umas das principais ações que o presidente planejou entregar

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES NA EXPOGAL 2018
CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES NA EXPOGAL 2018

A Câmara de Vereadores agradece a comunidade em geral pela participação e parabeniza o Município de Galvão pela realização da feira, bem como a Comissão Central Organizadora pelo trabalho, dedicação e organização do evento.