100%

ACANOR/ALESC, CURSO SOBRE A MULHER NA POLÍTICA E LEGÍSTICA

 ACANOR/ALESC, CURSO SOBRE A MULHER NA POLÍTICA E LEGÍSTICA Curso da Acanor/Alesc
 As atividades fazem parte das programações continuadas de formação e qualificação da Acanor, que tem como um dos seus principais objetivos a realização de cursos e demais ações voltadas ao conhecimento e a capacitação dos cidadãos, sejam ou não agentes públicos e políticos.
            Durante o dia 25, os trabalhos foram voltados ao segmento feminino, com o tema “A Mulher na Política”, tendo como ministrante e instrutora a professora Melissa Figueiredo Silvestre, que possui formação na área de pedagogia, com habilitação na área da Orientação Educacional, e participação em várias áreas e movimentos voltados às mulheres.  O direcionamento das atividades foi  no contexto da participação das mulheres não somente na política em si, mas nas demais áreas, como social, educação, saúde e econômica. Foram abordadas temáticas recentes, comparando-se com a evolução cultural e da legislação,  resultando em amplo debate.
            Ressaltou a palestrante que “embora a legislação tenha avançada, questões culturais muitas vezes negam o direito de igualdade entre homens e mulheres, tanto na política como nos demais setores da sociedade, sendo necessário e importante que as próprias mulheres busquem e se utilizem de fato do espaço e dos direitos conquistados”.
            Já no dia 26, evento aberto a toda a comunidade, tendo como principais participantes agentes políticos, como vereadores e agentes públicos - servidores, tanto do Legislativo, quanto do Executivo que trabalham uma temática que vem se despontando, em face de sua importância e relevância, “a legística”, ramo da ciência que trata do estudo e da elaboração de normas jurídicas e demais atos normativos, como leis, decretos, resoluções, portarias e outras formas de legislação editadas pelos poderes constituídos e demais órgãos públicos.
            O trabalho foi desenvolvido pela ministrante Patrícia Rosset, que é formada em direito, com mestrado e doutorado na área do Direito, professora universitária e com ampla experiência e vivência na área jurídica junto ao Legislativo do Estado de São Paulo. Com isso a palestrante envolveu de maneira muito didática todos os participantes, levando toda a legislação e orientação sobre o assunto, realizando atividades práticas ampliando assim a formação.
            Em sua avaliação, o secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, responsável pela organização do evento, relatou que “este curso, de legística, é uma inovação, e que há muito a Associação vinha buscando profissionais para ministrar esse curso, especialmente por sua importância no serviço público, principalmente para aqueles que estudam e produzem as normas jurídicas e administrativas que são voltados à coletividade, para estes sejam elaborados dentro da legislação, da técnica e do aperfeiçoamento, visando garantir sua aplicação e eficácia, evitando ações de invalidade e/ou inconstitucionalidade”.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 28/06/2018 - 15:19:02 por: Eder Francisco Padilha - Alterado em: 28/06/2018 - 15:42:25 por: Eder Francisco Padilha

Notícias

VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DE AULA INTEGRADA NA UNOCHAPECÓ - SÃO LOURENÇO DO OESTE-SC
VEREADORES MIRINS PARTICIPAM DE AULA INTEGRADA NA UNOCHAPECÓ - SÃO LOURENÇO DO OESTE-SC

No dia 15 de setembro de 2018, os Vereadores Mirins participaram de aula integrada com os acadêmicos e Professores do Curso de Direito, no Campus da Unochapecó de São Lourenço do Oeste. No evento, foram organizados grupos de debates sobre temas jurídicos relacionados com a atuação dos Poderes da República, com o objetivo de integrar os acadêmicos do curso com os membros dos Legislativos Mirins das Câmaras de Vereadores da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina - ACANOR.

ENTREGUE AO PREFEITO OFÍCIO SOBRE O ACERVO HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO/SC
ENTREGUE AO PREFEITO OFÍCIO SOBRE O ACERVO HISTÓRICO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO/SC

No dia 30 de agosto de 2018, as Senhoras Vereadoras Rosemeri Terezinha Piovezana e Adriana Dalzoto Bernardelli, entregaram o Ofício para o Senhor Prefeito Municipal, Admir Edi Dalla Cort, sobre o Acervo Histórico da Câmara Municipal de Vereadores, que está sendo encaminhado a todos que fazem e fizeram parte desta Casa Legislativa, para cada pessoa construir sua biografia que constituirá o Livro do Acervo Histórico de Galvão.

VEREADORES MIRINS DOS MUNICÍPIOS DE GALVÃO E CORONEL MARTINS, VISITAM O FÓRUM E O CARTÓRIO ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS
VEREADORES MIRINS DOS MUNICÍPIOS DE GALVÃO E CORONEL MARTINS, VISITAM O FÓRUM E O CARTÓRIO ELEITORAL NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS

No dia 06 de agosto de 2018, o Programa PARLAMENTO JOVEM de Galvão, juntamente com os Vereadores Mirins de Coronel Martins, visitaram o Fórum da Comarca de São Domingos e o Cartório Eleitoral. No Fórum, conheceram as salas do Tribunal de Justiça e as salas de audiências, no Ministério Público foram recepcionados pelo Promotor de Justiça, Dr. André Barbuto Vitorino, que conversou com os Vereadores Mirins e parabenizou pelo Programa Parlamento Jovem. No Cartório Eleitoral, foram recebidos pela servidora pública Tânia, que explicou sobre título de eleitor e no momento simulou aos visitantes como seria o cadastramento biométrico. O Programa Parlamento Jovem incetiva a formação pessoal e preparação sobre política tornando líderes conscientes dos deveres e direitos sobre os cidadãos.

COMISSÕES PERMANENTES SE REÚNEM PARA ESTUDAR E DEBATER SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 09/2018
COMISSÕES PERMANENTES SE REÚNEM PARA ESTUDAR E DEBATER SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 09/2018

Vereadores e servidores públicos Executivo e Legislativo, estiveram em reunião nesta segunda-feira dia 30 de julho, para analisar e aprofundar os conhecimentos sobre o Projeto de Lei, que dispõe sobre a hipóteses de transação, conciliação, acordo, dispensa ou desistência de contestação e recursos, bem como a concordar com a desistência do pedido formulado pela parte contrária nas ações judicias em que o município de Galvão, seja parte.

PROJETO SOBRE RESGATE HISTÓRICO E ACERVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO
PROJETO SOBRE RESGATE HISTÓRICO E ACERVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE GALVÃO

Em visita à Câmara de São Lourenço do Oeste. Em conversa com o secretário executivo Éderson Hermann, na tarde desta terça-feira (17), as vereadoras Adriana Dalzoto Bernardelli, Rosemeri Terezinha Piovesana, e a servidora Ariane Velho dos Santos Poter, conheceram detalhes das atividades de pesquisa, elaboração de publicações, e a instalação do Acervo de Memória da Câmara de Vereadores de Galvão, de acesso livre.