A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que foi aberto o primeiro edital deste ano para o cadastramento do processo de seleção de propostas para os Municípios interessados em participar no Programa Cartão Reforma. A Portaria 189/2018, publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 9 de março, traz as informações e limites de cartões de acordo com o porte municipal.

O edital se destina aos Municípios detentores de limite máximo anual de subvenção definido pelo Ministério das Cidades para este ano. A novidade em 2018 é que o processo será realizado em três turnos. Durante cada um deles, o formulário de cadastro de projeto de melhorias habitacionais permanecerá disponível para preenchimento no Sistema do Cartão Reforma (SisReforma).

Vencido o prazo indicado no cronograma disponível na Portaria, as propostas cadastradas durante o turno serão encaminhadas para enquadramento e hierarquização conforme critérios estabelecidos pelo índice de melhoria habitacional.

A Confederação alerta que serão reprovadas as propostas que não apresentarem a documentação comprobatória da situação fundiária da gleba, conforme indicado no Manual de Instruções para seleção. Também não serão aceitas as proposições que deixem de fornecer todas as informações solicitadas no formulário de cadastro de projetos de melhorias habitacionais. Portanto, os gestores precisam ficar atentos na hora de finalizar o preenchimento.

Os Municípios interessados em cadastrar a sua proposta no primeiro turno, terão até o dia 23 de março para fazê-lo. Caso não haja condições de apresentar a proposta ainda, o gestor pode aguardar o calendário do segundo e do terceiro turno.

Orientações aos gestores

A entidade alerta que os Municípios devem ficar atentos aos limites estabelecidos na portaria para a quantidade de cartões disponíveis. Nos editais anteriores, a consulta era feita de maneira individualizada. No entanto, agora os cartões serão distribuídos conforme o porte municipal.

No caso das cidades com até 50 mil habitantes, por exemplo, está autorizada a liberação de 150 cartões. Como nota a entidade, esse grupo representa quase 90% de todas as cidades do país. Em um total de 5.568 existentes, 4.905 são de pequeno porte.

Os gestores municipais também devem ficar atento à sua capacidade de prestar assistência técnica com os recursos previstos, e às regras de enquadramento das famílias, para avaliar a capacidade da prefeitura em adotar o programa. Essa avaliação é necessária para evitar o subfinanciamento, alerta a CNM.

O Cartão Reforma é um iniciativa federal criada para que famílias com renda de até R$ 2.811 adquiram materiais de construção para reformar, ampliar, concluir ou promover obras de acessibilidade de imóveis.

Acesse a Plataforma do Cartão Reforma e saiba mais

Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

sendo

ACANOR/ALESC, CURSO SOBRE A MULHER NA POLÍTICA E LEGÍSTICA

Vereadores e Servidores de Galvão, participaram da capacitação com a Associação da Acanor em parceria com a Escola do Legislativo/Alesc, tema: legística - elaboração de leis e atos normativos conforme a legislação, gerando validade e eficácia dos vereadores, servidores, acadêmicos e população em geral, nos dias 25 e 26 de junho de 2018

7ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE GALVÃO

Foi realizado no dia 05 de junho de 2018, o Processo Licitatório nº 07/2018.
Valcir Basi, Presidente em exercício neste ano de 2018, inícia a 7ª etapa da Construção da Câmara Municipal de Vereadores de Galvão, que será executada até final de novembro deste ano. Umas das principais ações que o presidente planejou entregar

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES NA EXPOGAL 2018

A Câmara de Vereadores agradece a comunidade em geral pela participação e parabeniza o Município de Galvão pela realização da feira, bem como a Comissão Central Organizadora pelo trabalho, dedicação e organização do evento.